Teste neuropsicológico computadorizado

Teste neuropsicológico computadorizado para detectar Transtorno Cognitivo Leve

A Medical Tecnica é pioneira na introdução do único teste neuropsicológico pesquisado e validado para detectar sinais precoces de Alzheimer (para detectar Transtorno Cognitivo Leve ou Comprometimento Cognitivo Leve, CCL) no Brasil. O teste é chamado de SCREEN e é usado por muitos hospitais e clínicas no Brasil. O teste foi projetado para detectar os primeiros sinais de perda de memória em adultos (mais de 50 anos) que podem levar à demência ou Alzheimer.

Nosso teste foi desenvolvido nos Estados Unidos, e no Brasil, foi pesquisado e validado pela USP e Hospital das Clínicas – HC, durante 4 anos. O teste é realizado em um computador com tela de toque e o paciente não precisa ter familiaridade com o uso de um computador. Além disso, o teste é totalmente informatizado com todas as instruções e áudios em português e o médico não precisa acompanhar o paciente durante o teste. Dependendo do status cognitivo do paciente, leva de 30 a 40 minutos.

Como sabemos, pessoas com signais de TRANSTORNO COGNITIVO LEVE (COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE CCL) têm um risco aumentado de desenvolver Alzheimer ou outro tipo de demência. Portanto, a pesquisa tem sido focada na triagem e detecção de CCL em clínicas e hospitais. Desenvolvemos um teste de triagem computadorizado muito avançado, exclusivo e preciso para clínicas e hospitais que pode ser usado para decidir com exatidão o status cognitivo do seu paciente.

Um teste para detectar Transtorno Cognitivo Leve:

SCREEN  é um teste neuropsicológico totalmente computadorizado para detectar sinais precoces de Alzheimer (Transtorno cognitivo leve ou comprometimento cognitivo leve CCL). Foi pesquisado e comparado com MEEM (mini mental) e MoCA. Ele reúne até as informações básicas, como nível de escolaridade, consumo de álcool ou drogas, depressão dentre outros fatores. O teste gera um relatório (clique aqui para baixar um relatório de amostra) que é muito fácil para os médicos entenderem. A Screen também é usada para estimar a gravidade do comprometimento cognitivo e seguir o curso das alterações cognitivas em um indivíduo ao longo do tempo, tornando-o uma maneira eficaz de documentar a resposta de um indivíduo ao tratamento. O SCREEN pode ser aplicada pelo próprio médico no decorrer da consulta e não requer material sofisticado.

Nosso teste neuropsicológico computadorizado, SCREEN, avalia três domínios considerados os mais importantes para detectar o “Tarnstorno Cognitivo Leve”. Esses três domínios cognitivos são:

1- Linguagem / Fluência para símbolos

2- Função executiva (controle mental)

3- Memória

Ainda, o nosso teste computadorizado mede o “tempo de reação”, considerado um fator importante ao diagnosticar a memória do paciente.

Atualmente, o teste está sendo aplicado em muitas clínicas e hospitais por profissionais em áreas como neurologistas, psiquiatras, geriatras e clínicos gerais.

Para saber mais sobre o teste, entre em contato conosco para uma apresentação (sem compromisso) ou leia mais em detalhes sobre o SCREEN em NOSSO SITE.

Rolar para o topo